A pesca subaquática, ao contrário de outros esportes que sempre dispõe de um terreno de jogo com características inalteráveis, é uma atividade que se desenrola em um meio muito inconstante, sob condições muito variáveis e às vezes imprevisíveis e é justamente isto que torna a pesca subaquática fascinante,pois nenhum mergulho é igual a outro. Não se pode planejar de uma forma exclusiva a prática desse esporte. A estação do ano, a corrente, a visibilidade, a temperatura e muitos outros fatores incidem das mais variadas maneiras no ambiente físico no qual o mergulhador irá se encontrar.
Para cada situação concreta poderíamos estabelecer um tipo de caça, mas dada a complexidade de fatores que podem provocar e de quanto provocam tantas e tão variadas situações ambientais, o bom mergulhador deverá ser extremamente versátil e possuir uma boa dose de capacidade de adaptação a estas diferentes situações. Não obstante e apesar do que foi dito anteriormente, vamos esclarecer duas modalidades de caça que apresentam características bem definidas e que permitem um tratamento especial. São elas:
CAÇA A POUCA PROFUNDIDADE:
Como é lógico, esta modalidade de pesca é a que praticamos quando iniciamos neste esporte, mas nem por isso é uma modalidade exclusiva dos aprendizes, porque em muitas ocasiões os grandes especialistas também recorrem a ela.
Tem-se realizado grandes caçadas e tem-se ganho importantes competições caçando a pouca profundidade, porque há fatores que aconselham a caçar a pouca profundidade. Estes fatores são:
No inverno e por regra geral, em todas as regiões de água fria pratica-se esta modalidade de caça, porque uma roupa muito grossa necessita de muito peso, tornando-se desaconselhável descer a grandes profundidades e em determinadas épocas do ano, os peixes se encontram em maior quantidade a pequenas profundidades.
- Lugar: Há zonas do litoral em que é mais conveniente praticar este tipo de caça, é inútil caçar a partir de uma certa profundidade. Além disso, existem espécies de peixe que têm o seu habitat a pouca profundidade.
- Visibilidade: Quando a água está turva, é preferível caçar a pouca profundidade e conseguir ver o fundo que caçar a grandes profundidades e não distinguir nada.
- Corrente: Quando houver forte corrente, pois nos cansamos com mais facilidade, tornando-se perigoso descer à grandes profundidades.
ALGUNS CONSELHOS PRÁTICOS:
-Quando nos iniciamos na Pesca Subaquática fazêmo-lo com alguém conhecido e já com alguma experiência.Em seguida começamos a ter contacto com outros pescadores e a ler artigos sobre o assunto. É assim que normalmente evoluímos no meio.
Geralmente o peixe, no raso, é desconfiado e arisco. Se sente menos seguro que o que se encontra no fundo, e sabe se esconder muito bem. Por isso o mergulhador deve ser muito meticuloso e procurar com muita paciência em todos os lugares onde o peixe pode ter-se escondido.
- Nunca tente caçar a uma profundidade maior que aquela em que se sente bem. A profundidade é uma meta que deve ser conseguida gradualmente, de forma natural, caso contrário corremos um grande risco.
_Evite mergulhar sozinho,isto pode custar a sua vida!
-Para mergulhos noturnos,tenha sempre a mão uma boa lanterna específica para mergulho.
-Faça exercícios para melhorar sua apnéia(Procure neste site matéria sobre o assunto)
CAÇA EM PROFUNDIDADE:
É uma modalidade exclusiva de caçadores experimentados. Não existe um limite determinado entre a caça a pouca e a grande profundidade. Isso varia de mergulhador para mergulhador, dependendo da sua experiência. Cada um deve estabelecer a sua fronteira, deixando de lado quantidades em metros.
Podemos definir a caça a grande profundidade, quando as condições em que se desenvolvem nos obrigam a usar todas as nossas faculdades físicas e psíquicas. Por isso só se deve ser feita com total controle.
Os fatores que influem neste tipo de caça, não são somente os metros, mas a temperatura, visibilidade e corrente, ou seja, quando descemos a uma determinada profundidade normalmente não teremos nenhum problema, mas com água turva, fria e com corrente teremos que realizar um esforço físico maior, nos obrigando a ter o máximo de prudência. Um mergulho a vinte metros numa área abrigada e calma é muito mais fácil que em alto mar com o mar revolto.
CONDIÇÕES AMBIENTAIS:
-Um pescador subaquático deve conhecer bem as fazes da lua e as marés.
- Temperatura da água: ideal no verão, com água mais quente.
- Visibilidade: água clara, caso contrário perde-se muito tempo procurando bons pontos para caça.
- Corrente: Aumenta com a sua intensidade. Devemos fazer um grande esforço para subir e descer.
CONDIÇÕES FÍSICAS E PSÍQUICAS:
- Estar em perfeito estado de saúde;
- Estar bem treinado, nunca realizar os primeiros mergulhos muito fundo, para que o nosso organismo se adapte pouco à pouco à profundidade.
Se após observarmos todas estas regras, sentirmos algum sintoma estranho em nosso organismo, que nos alerte de algum possível perigo, devemos abandonar imediatamente estas águas e buscar outras menos profundas.
Antes de iniciar o mergulho, devemos estar fisicamente descansados e psicologicamente relaxados. A fadiga e a tensão emocional podem nos trair.
Uma vez no fundo não se deve esquecer da distância para a superfície, este é o momento mais crítico, pois nosso organismo está com menos ar e forças.
Nunca suba com peso excessivo. Tudo que se puder subir com uma corda desde a superfície não suba com seu próprio esforço. Em caso de emergência, abandone o cinto de lastro. O mais importante de todos os conselhos: caçar vigiado por um companheiro que chegue a mesma profundidade. Esta regra evita muitas mortes.
NOSSO ORGANISMO:
Evidentemente o homem é um intruso no fundo do mar. Sua fisiologia, apesar de sua extraordinária capacidade de adaptação, se encontra em meio estranho. Esta observação deve estar sempre presente e o mergulhador em um excesso de confiança em si mesmo, nunca deve superestimar sua capacidade e esta é uma maneira perigosa de enganar a si mesmo. É importante ter em conta que somos seres terrestres e, por tanto, nossas incursões submarinas requerem uma grande dose de prudência e uma preparação fisiológica e psicológica especial.
Abraço a todos amantes da pesca subaquática!
Qualquer pessoa a partir de 10 anos de idade pode fazer o curso de pesca subaquática com a nossa equipe e participar de nossas aventuras. Venha mergulhar conosco! Nosso treinamento inclui:
* MERGULHO LIVRE(APNEIA)
* EQUIPAMENTOS DE PESCA SUB
* TÉCNICAS DE APROXIMAÇÃO
* TIRO SEGURO COM ARBALETE (ARPÃO)
*PARCEIROS NA PESCA SUB
*ANIMAIS PEÇONHENTOS NA ÁGUA,COMO LIDAR COM ELES
* FASES DA LUA E MARÉS PROPÍCIAS ETC.
*O instrutor Whunter já tem mais de 20 anos de experiência em mergulho e pesca subaquática.
Mais informações através do e-mail wsniper@hotmail.com.br
ATENDENDO A PEDIDOS, ACABAMOS DE LANÇAR NOSSO LIVRO "TÉCNICAS DE PESCA SUBAQUÁTICA EM ÁGUA DOCE" , COM IMAGENS EXPLICATIVAS E TÉCNICAS BEM DETALHADAS SOBRE:
*MERGULHO LIVRE E AS TÉCNICAS DE APNEIA
*EQUIPAMENTOS DE PESCA SUBAQUÁTICA
*TÉCNICAS DE APROXIMAÇÃO.
*TÉCNICAS DE TIRO SEGURO COM ARBALETE E ARMAS PNEUMÁTICAS
*FASES DA LUA E MARÉS PROPÍCIAS
*DESLOCAMENTO DO PESCADOR SUB E MOVIMENTO DAS MARÉS
*PARCEIROS NA PESCA SUB
*ANIMAIS PEÇONHENTOS, COMO LIDAR COM ELES
*VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ARBALETE PNEUMÁTICO:PASSO A PASSO COMO UTILIZAR CORRETAMENTE O ARBALETE DE AR COMPRIMIDO(PNEUMÁTICO), INCLUSIVE ENSINANDO AS MELHORES TÉCNICAS DE TIRO, PARA QUE O MERGULHADOR TIRE O MELHOR PROVEITO DESTE TIPO DE ARMA
*TÉCNICAS DE PILOTAGEM DE CAIAQUE: COMO UTILIZAR O CAIAQUE NA PESCA SUBAQUÁTICA E ETC.O LIVRO É DIGITAL(E-BOOK) E VOCÊ NÃO PAGARÁ FRETE. PEDIDOS PELO E-MAIL wsniper@hotmail.com.br PEÇA LOGO O SEU!
OBS. O AUTOR WHUNTER É INSTRUTOR E CAÇADOR SUB COM MAIS DE 20 ANOS DE EXPERIÊNCIA E, NESTE TRABALHO MOSTRA AS MELHORES TÉCNICAS E MACETES DESTE FASCINANTE ESPORTE PARA QUE VOCÊ PRATIQUE A PESCA SUB COM SEGURANÇA E MUITA SATISFAÇÃO.
O LIVRO É DIGITAL(E-BOOK) E VOCÊ NÃO PAGARÁ FRETE. PEDIDOS PELO E-MAIL wsniper@hotmail.com.br PEÇA LOGO O SEU!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO COM NOME E E-MAIL,QUE LHE RETORNAREMOS!