segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CAÇADA AO TEMIDO PEIXE ELÉTRICO(PORAQUÊ):MAIS UMA AVENTURA AO EXTREMO DA EQUIPE SUBHUNTERS, NA AMAZÔNIA.

LOG BOOK PESCA SUB NO IGARAPÉ AÇÚ-NORDESTE DO PARÁ,EM 20 DE 0UT DE 2012(SÁBADO): RELATOS DE MAIS UMA AVENTURA AO EXTREMO DA EQUIPE SUBHUNTERS. Bem melhor que relatar uma aventura é vive-la intensamente mas tenho certeza que através deste breve relato você vai viajar um pouco com mais uma aventura da nossa equipe de pesca sub. O relógio marcava 7 horas da manhã, já haviamos desembarcado toda nossa tralha(máscaras de mergulho, snorkel, faca, lanterna de mergulho, arbaletes etc)O coração batia a mil, a adrenalina escorria em nossas veias que nem as águas no braço do rio. Havíamos mergulhado dois dias antes em outro ponto mas a pesca sub é tão fascinante que todo mergulho é como se fosse o primeiro. Fizemos uma oração e entramos finalmente no rio. A expectativa era grande pois neste trecho haviam muitos relatos da presença de peixe elétricos e outras feras, mas, apesar de nosso esporte ser radical, quando estamos bem treinados, os riscos são controlados. Cerca de 30 minutos após o início da caída, nosso parceiro Vitor foi recepcionado por uma pequena sucurí de uns 4 metros que saía do fundo e passou muito próximo do nosso amigo que submergiu e me alertou. Foi a primeira sucurí que meu amigo viu no fundo. Sorrí e prosseguimos. Logo a frente meu parceiro acertou um cará considerado. Quando ele ainda comemorava, acertei uma traíra e também entrei na comemoração. A vegetação subaquática nos encantava.
Subhunter Vitor, deu de cara com a sucurí. Ultrapassamos um trecho muito raso e prosseguimos na parte mais funda. Nesta parte haviam muitas tronqueiras e raizes submersas. Em dado momento, quando já estávamos prestes de encerrar a caída, por volta de 11 horas,quase dei de cara com um peixe elétrico, isto mesmo, uma fera de 1 metro de comprimento que acabava de sair de uma raiz. Em momento algum o animal me atacou, quase nos chocamos por pura coincidência. Só que muitas pessoas já morreram ao serem atingidas pela potente descarga elétrica do poraquê. E o detalhe é que este animal, em algumas circustâncias, não costuma desviar seu caminho não. Meu reflexo foi imediato e conseguí desferir um belo tiro com meu arbalete: Atingí o peixe elétrico na cabeça, quando ele já vinha em minha direção e já se encontrava a apenas uns 50 centimetros de distância. Pra quem nunca experimentou, o peixe-elétrico é um prato muito apreciado na Amazônia e uma delícia que pode ser preparada de varias formas. Após o belo tiro, me esquivei imediatamente pra trás e folguei ao máximo a linha do meu arbalete pra manter o animal o mais distante possível. Mesmo atingido no apagador(ponto vital), o peixe-elétrico ainda sobrevive por muito tempo e até seu último suspiro seu choque pode ser fatal. Submergí segurando firmemente meu arbalete. O poraqué, arpoado, havia se distanciado cerca de 5 metros. Já fora dágua, puxei o poraquê com muito cuidado pra não tocar na seta de aço do arbalete. Retirei o animal da seta com auxílio de um pedaço de madeira. Só pra vocês terem uma ideia do perigo, ao colocar o peixe elétrico na fieira, sua descarga elétrica matou instantaneamente os outros peixes.Existe um vídeo no you tube que mostra um pequeno poraquê matando um enorme jacaré apenas com um choque e na região onde estávamos caindo, um rapaz foi morto por um desses peixes.
Fundo do rio onde capturei o poraquê.
Encerramos nossa caída com este belo troféu. Como é muito rara a captura deste peixe, resolví dar de presente a uma jovem senhora de 93 anos, moradora local que, há muito tempo me fez um pedido: Não queria partir desta vida, sem saborear novamente um peixe elétrico moqueado(na brasa). Vocês nem imaginam a alegria desta senhora ao receber o poraquê de minhas mãos. Todos satisfeitos, arrumamos nossas tralhas e pegamos a estrada de volta. Durante a viagem, o assunto mais comentado era: "ONDE VAI SER NOSSA PRÓXIMA AVENTURA AO EXTREMO?"
ATENDENDO A PEDIDOS, ACABAMOS DE LANÇAR NOSSO LIVRO "TÉCNICAS DE PESCA SUBAQUÁTICA EM ÁGUA DOCE" , COM IMAGENS EXPLICATIVAS E TÉCNICAS BEM DETALHADAS SOBRE: *MERGULHO LIVRE E AS TÉCNICAS DE APNEIA *EQUIPAMENTOS DE PESCA SUBAQUÁTICA *TÉCNICAS DE APROXIMAÇÃO. *TÉCNICAS DE TIRO SEGURO COM ARBALETE E ARMAS PNEUMÁTICAS *FASES DA LUA E MARÉS PROPÍCIAS *DESLOCAMENTO DO PESCADOR SUB E MOVIMENTO DAS MARÉS *PARCEIROS NA PESCA SUB *ANIMAIS PEÇONHENTOS, COMO LIDAR COM ELES *VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ARBALETE PNEUMÁTICO:PASSO A PASSO COMO UTILIZAR CORRETAMENTE O ARBALETE DE AR COMPRIMIDO(PNEUMÁTICO), INCLUSIVE ENSINANDO AS MELHORES TÉCNICAS DE TIRO, PARA QUE O MERGULHADOR TIRE O MELHOR PROVEITO DESTE TIPO DE ARMA *TÉCNICAS DE PILOTAGEM DE CAIAQUE: COMO UTILIZAR O CAIAQUE NA PESCA SUBAQUÁTICA E ETC.O LIVRO É DIGITAL(E-BOOK) E VOCÊ NÃO PAGARÁ FRETE. PEDIDOS PELO E-MAIL wsniper@hotmail.com.br PEÇA LOGO O SEU!
OBS. O AUTOR WHUNTER É INSTRUTOR E CAÇADOR SUB COM MAIS DE 20 ANOS DE EXPERIÊNCIA E, NESTE TRABALHO MOSTRA AS MELHORES TÉCNICAS E MACETES DESTE FASCINANTE ESPORTE PARA QUE VOCÊ PRATIQUE A PESCA SUB COM SEGURANÇA E MUITA SATISFAÇÃO. O LIVRO É DIGITAL(E-BOOK) E VOCÊ NÃO PAGARÁ FRETE. PEDIDOS PELO E-MAIL wsniper@hotmail.com.br PEÇA LOGO O SEU!

2 comentários:

  1. Ficou massa d+essa caçada ou poraquê,gostei muito do blog,o q puder fazer pra mostra-lo pra galera vou fazer.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Ronaldo! Que bom que vc curtiu nossa página!
    Abraço

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO COM NOME E E-MAIL,QUE LHE RETORNAREMOS!